Como usar SFC / Scannow para reparar arquivos de sistema do Windows

Captura de tela do comando sfc / scannow executando no Windows 10

A opção sfc scannow é uma das várias opções disponíveis dentro do comando sfc, normalmente usado para executar o Verificador de arquivos do sistema.

Embora existam diferentes opções para que você possa fazer com o comando, sfc / scannow é a maneira mais comum e mais usada.

Sfc / scannow irá inspecionar todos os arquivos importantes para o funcionamento do Windows em seu computador, incluindo arquivos DLL. Se o Verificador de arquivos do sistema encontrar algum defeito em qualquer um desses arquivos protegidos, ele será substituído.

Como usar o SFC / Scannow

Para que o comando sfc / scannow funcione corretamente, ele deve ser executado dentro do CMD ou prompt de comando no Windows 10 , Windows 8 , Windows 7 e Windows Vista . Isso não é necessário em versões anteriores do Windows.

Quando o prompt de comando estiver aberto, digite o seguinte comando e pressione Enter .

sfc / scannow

Quando a verificação atingir 100%, você verá algo como isso na janela do prompt de comando, assumindo que os problemas foram encontrados e corrigidos:

Windows Resource Protection found corrupt files and successfully repaired them. Details are included in the CBS.Log windir\Logs\CBS\CBS.log. For example C:\Windows\Logs\CBS\CBS.log. Note that logging is currently not supported in offline servicing scenarios.

... ou algo assim se nenhum problema for encontrado:

Windows Resource Protection did not find any integrity violations.
Dica: Em algumas situações, na maioria das vezes, no Windows XP e no Windows 2000, talvez seja necessário acessar o CD ou DVD original de instalação do Windows em algum momento durante esse processo.

Reinicie o seu computador se o sfc / scannow realmente reparar qualquer arquivo.

Nota: O Verificador de arquivos do sistema pode ou não solicitar que você reinicie, mas mesmo que isso não aconteça, você deve reiniciar de qualquer maneira.

Repita o processo que causou o seu problema original para ver se o sfc / scannow corrigiu o problema.

Como interpretar o arquivo CBS.log

Toda vez que você executa o Verificador de arquivos do sistema, é criado um arquivo LOG que contém uma lista detalhada de cada arquivo que foi verificado e todas as operações de reparo que ocorreram, se houver.

Supondo que o Windows esteja instalado na unidade C o arquivo de log pode ser encontrado em C: \ Windows \ Logs \ CBS \ CBS.log  e aberto com o Bloco de Notas ou outro editor de texto . Esse arquivo pode ser útil para solução avançada de problemas ou como um recurso para uma pessoa de suporte técnico que pode estar ajudando você.

Executando o sfc / scannow de fora do Windows
Ao executar o sfc / scannow de fora do Windows, como no Prompt de Comando disponível quando você inicializa a partir do disco de instalação do Windows ou da unidade flash , ou do Disco de Reparo do Sistema ou da Unidade de Recuperação, você precisará informar o comando sfc exatamente onde o Windows existe.

Aqui está um exemplo:

sfc / scannow / offbootdir = d: \ / offwindir = d: \ windows

A opção / offbootdir = especifica a letra da unidade, enquanto a opção / offwindir = especifica o caminho do Windows, incluindo novamente a letra da unidade.

Nota: Dependendo de como o computador está configurado, o Prompt de Comando, quando usado fora do Windows, nem sempre atribui letras de unidade da mesma maneira que você as vê dentro do Windows.

fonte: lifewire

Tecnologia do Blogger.