O que é o prefetch e superfetch?

O prefetch é um recurso que foi introduzido no Windows XP e ainda usado no Windows 10, ele armazena dados específicos sobre os aplicativos que você executa para ajudá-los a iniciar mais rapidamente. O prefetch é um algoritmo que ajuda a prever falhas de cache (vezes em que o Windows solicita dados que não estão armazenados no cache de disco) e armazena esses dados no disco rígido para facilitar a recuperação.

Superfetch é um recurso que tenta determinar quais aplicativos você iniciará e, em seguida, carregará todos os arquivos e dados necessários na memória. Ambos os recursos exigem algumas operações de leitura e gravação para funcionar.

Esses dados estão localizados em C:\Windows\Prefetch e, conforme a teoria, periodicamente, a limpeza dos dados nessa pasta (digamos, uma vez por mês) melhorará o desempenho. Os arquivos de pré-busca são arquivos com extensão “PF” dentro do diretório Prefetch:




À medida que novos aplicativos são iniciados subseqüentemente, novos dados do prefetch serão criados, o que pode significar um desempenho ligeiramente reduzido no início. No entanto, com as entradas mais antigas, haverá menos dados para analisar e o Windows deve conseguir localizar os dados de que precisa mais rapidamente. Quaisquer ganhos de desempenho que você possa ver serão menores "se você ver algum".

Observe que a exclusão de dados de prefetch pode aumentar um pouco o tempo de inicialização, mas apenas na próxima vez em que você inicializar o Windows. Cada inicialização subseqüente deve prosseguir normalmente, uma vez que os dados de prefetch já estarão presentes para os programas que o Windows carrega quando é inicializado.

A configuração do pré-buscador é armazenada no registro do Windows no seguinte local:

HKEY_LOCAL_MACHINE \ SYSTEM \ CurrentControlSet \ Control \ Gerenciador de sessão \ Gerenciamento de memória \ PrefetchParameters.

O valor EnablePrefetcher pode ser definido como um dos seguintes:

0 = desativado
1 = Prefetch pré busca de inicialização do aplicativo ativada
2 = Prefetch pré-busca de inicialização habilitada
3 = Applaunch e Boot habilitado (ótimo e padrão)


Você deve desativar o prefetch e a superfetch?

É um mito conhecido alterar o valor padrão para algo diferente de 3 para acelerar o desempenho. Se você perceber um problema de desempenho causado por um software "otimizador" que alterou esse valor do registro para algo diferente de 3, altere-o novamente.

Há uma exceção a essa regra, ou seja, se você estiver usando uma unidade SSD no seu computador. Se você tiver um disco rígido tradicional, certifique-se de manter o pré-buscador ativado com um valor de 3. No entanto, se você tiver uma unidade SSD, os benefícios do aumento de desempenho serão perdidos devido a operações de gravação desnecessárias. Com discos rígidos de estado sólido, as operações extras de gravação desgastam a unidade mais rapidamente. Além disso, como os SSDs são tão rápidos, os aplicativos são carregados com a mesma rapidez sem prefetch e superfetch.

Para desabilitar a prefetch, basta alterar o valor do registro para 0. Para desabilitar a superfetch, você deve clicar em Iniciar e digitar services.msc. Vá para baixo até ver o Superfetch e clique duas vezes nele. Por padrão, o Windows 7/8/10 deve desativar o prefetch e superfetch automaticamente se detectar uma unidade SSD, mas em alguns casos isso não acontece.



Se o status estiver em execução , clique no botão Parar e altere o tipo de inicialização para Desativado. Novamente, você realmente só precisa desabilitar o prefetch e superfetch para computadores que possuem discos rígidos de estado sólido. Para discos rígidos normais, eles podem realmente ajudar a aumentar o desempenho ao longo do tempo.

Conclusão

A pasta prefetch contém dados sobre a ordem em que os setores são carregados por vários programas, incluindo o processo de inicialização. Em discos rígidos, isso acelera o carregamento de aplicativos, reduzindo o tempo de busca.

Se você excluí-lo, ele diminuirá o tempo de carregamento da inicialização e do aplicativo. À medida que você inicia cada um dos seus aplicativos, os dados são recriados.

fontes:
https://helpdeskgeek.com/help-desk/delete-disable-windows-prefetch/
http://www.thewindowsclub.com/disable-superfetch-prefetch-ssd
https://en.wikipedia.org/wiki/Prefetcher


Tecnologia do Blogger.